Trabalhos Científicos




Importante!

Prezado(a) autor(a),

A comissão científica do XIX Encontro Brasileiro de Tireoide solicita que confirme se deseja manter ou retirar o trabalho já submetido do congresso. Lembramos que os resumos seguem em avaliação, conforme divulgado anteriormente. A data para divulgação do resultado será disponibilizada no site em breve.

Prazo para confirmação: 15 de junho.

Informamos que até o prazo informado acima será possível editar o trabalho já enviado e, caso desejar, enviar mais trabalhos, respeitando o limite de três resumos por inscrição.

Para acessar o trabalho:
- Acessar o site do evento (www.ebt2020.com.br)
- Entrar na sua área restrita com seu login e senha
- Clicar em “Meus Trabalhos”.

Aguardamos sua confirmação e seguimos à disposição. Em caso de dúvidas, contate-nos através deste e-mail ou pelo Help Desk do site.

Atenciosamente,

Janete Cerutti
Presidente da Comissão Científica
XIX Encontro Brasileiro de Tireoide



Informações importantes para submissão de trabalhos

 

  1. O envio do resumo é exclusivamente via site do congresso (www.ebt2020.com).
  2. O prazo para envio dos resumos é 15/06/2020.
  3. Serão aceitos até 03 trabalhos por inscrição;
  4. Não há limite de autores por trabalho. Insira os autores na ordem desejada.
  5. O(a) apresentador(a) deve ser Autor do trabalho.
  6. Os valores com desconto respeitarão as datas da tabela ‘Taxas de inscrição’ disponível no site do evento, independente da data de aprovação dos trabalhos. Para garantir o pagamento com desconto é preciso respeitar as datas descritas nessa tabela. Não haverá ressarcimento dos valores de inscrição pagos em casos de desistência ou ausência no Congresso.


Instruções para submissão do resumo

1) Para submeter os trabalhos é necessário que o autor responsável pela submissão do resumo esteja inscrito no evento. Não é necessário efetuar o pagamento no momento da inscrição. Isso poderá ser feito após a divulgação do aceite do seu resumo. Os demais autores que se inscreverem no congresso não deverão reenviar o resumo já inscrito;

2) resumo deve ser enviado em português ou inglês. Porém, qualquer que seja a língua escolhida é fundamental que esteja gramaticalmente correta, caso contrário, poderá ser motivo de recusa do mesmo.

3) Acesse a área restrita, fornecendo seu login e senha cadastrados durante a inscrição. Novos menus serão exibidos.

3) Clique no menu "Meus Trabalhos".

4) Siga as instruções da tela para acessar o formulário de submissão de resumos. Preencha todos os campos do formulário online.

5) O autor responsável pela submissão deverá preencher todos os campos no formulário online. Todas as comunicações referentes ao trabalho científico serão enviadas somente a esse autor pelo e-mail cadastrado e ele(a) deverá encarregar-se de repassar aos coautores;

6) O autor deverá INDICAR, na hora da submissão dos resumos, se deseja que o trabalho seja apresentado na forma Oral   (prêmio Jovem Cientista - Sessão IV.2 ), apresentação no formato de Pôster Eletrônico ou ainda Apresentação Oral (Tema Livre).  

 1. Comunicação oral - Prêmio Jovem Cientista (Básico)

 2. Comunicação oral - Prêmio Jovem Cientista (Translacional)

 3. Comunicação oral - Prêmio Jovem Cientista (Clínico)

 4. ** Apresentação Oral – Tema Livre (Básico)

 5. ** Apresentação Oral - Tema Livre (Clínico)

 6. ** Apresentação Oral - Tema Livre (Translacional)

 7. Pôster Eletrônico - Básico

 8. Pôster Eletrônico - Clínico

 9. Pôster Eletrônico – Translacional
 

** Para as apresentações de Tema Livre serão aceitos trabalhos que NÃO ESTEJAM concorrendo ao prêmio Jovem Cientista por não se enquadrar na categoria (categorias 1-3).  O Tema Livre  deverá ser apresentado pelo primeiro autor no Congresso. Neste caso, os autores devem indicar a categoria (categorias 4-6). Nesta categoria enquadram trabalhos de relevância na área de tiroide realizados no Brasil ou trabalhos realizados em parceria com instituições internacionais, uma vez que o Depto de Tiroide é sensível ao impacto da internacionalização na transformação da pesquisa na área de tiroide. 

7) O envio do resumo representa um compromisso do(s) autor(es) de apresentar o trabalho, se aceito, durante o evento.

8) Antes de submeter o resumo, revise, com atenção. Eventuais alterações serão permitidas somente até o prazo final de envio de resumos.

9) todos os materiais produzidos sobre os resumos (anais, certificado, dentre outros) serão reprodução fiel das informações submetidas pelo autor. Portanto, não é possível proceder a alterações quanto à grafia do título, resumo ou autores após a data limite para envio de trabalhos. Salientamos que as informações fornecidas são de inteira responsabilidade do autor que submete o resumo. Nomes grafados de maneira incompleta (por abreviatura ou omissão de um ou mais sobrenomes) não serão alterados e constarão no programa oficial e certificado digital da maneira como informado pelo autor principal no momento da inscrição.

10) Ao finalizar a submissão dos resumos, clique o botão "Desconectar".

11) Após a submissão do resumo será enviado um e-mail automático para o responsável pelo trabalho (para e-mail cadastrado na submissão), confirmando as informações cadastradas. Verifique se todas estão corretas. Caso não estejam, você deve acessar sua área restrita e efetuar as alterações pertinentes (o que poderá ser feito até a data limite para submissão dos resumos).

12) Caso não receba o e-mail automático no mesmo dia confirmando o envio, o resumo pode não ter sido enviado corretamente. Nesse caso, entre em contato pelo HelpDesk informando o evento e o problema ocorrido.

13) Para novos acessos a web, basta informar USERNAME e SENHA. Caso tenha esquecido, utilize a opção "Lembrar Senha", no topo da página.



Temas

» Autoimunidade
» Biologia Celular da Tireoide
» Cirurgia da tireoide
» Disfunções tireoidianas
» Epidemiologia
» Iodo
» Metabolismo e Ação dos Hormônios Tireoidianos
» Métodos de diagnóstico
» Nódulos e Câncer de Tireoide
» Regulação da função tireoidiana



Resultados

 

  1. O resultado dos trabalhos será divulgado na área restrita do autor, no menu “Meus Trabalhos” no dia a definir pela Comissão Científica.
  2. O responsável pelo envio do trabalho, após obter a aprovação deste, precisa confirmar o pagamento de sua inscrição até 21/10/2020.
  3. A apresentação na categoria Jovem Cientista, deverá ser realizada pelo primeiro autor. Se não for possível, o trabalho será desclassificado.
  4.  A apresentação na categoria Tema Livre ou pôster deverá ser realizada por aquele indicado quando da submissão do trabalho. Se não for possível, outro autor do trabalho deverá realizar a apresentação, desde que esteja inscrito no evento e tenha pago a taxa de inscrição.
  5. O trabalho aprovado para apresentação no formato de pôster deverá ser apresentado pelo primeiro autor ou por um dos coautores obrigatoriamente inscritos no Congresso. Caso não tenha sido feita a inscrição no Congresso de pelo menos um dos autores, a apresentação será cancelada e o resumo não será incluído nos Anais.
  6. Os resultados contidos nos resumos não podem ter sido publicados em revistas de circulação nacional ou internacional indexadas antes da submissão dos mesmos.
  7. Compete aos membros da Comissão Científica e aos revisores indicados pela Comissão Científica, selecionar e avaliar os trabalhos a serem apresentados, MODIFICAR a área do trabalho (básico, translacional e clínico) caso julgue pertinente, recusando aqueles que não estiverem de acordo com as normas do congresso, especificadas nos itens desta regra.
  8. A decisão final da comissão avaliadora é considerada suprema, irrevogável e inapelável, a qual não será revista.
  9. Os trabalhos que não forem aceitos nas categorias Jovem Cientista ou Tema Livre, serão apresentados via pôster e os autores serão informados desta decisão.
  10. Ao submeter os trabalhos, os autores assumem o cumprimento das legislações e normas éticas que regem a pesquisa com seres humanos e animais, incluindo-se a aprovação pelos Comitês de Ética em Pesquisa e de Ética Clínica em Pesquisa em Animais.
  11. A Comissão organizadora do Congresso não será responsável pelos custos de inscrição, transporte, hospedagem ou outros custos gerados para apresentação de trabalhos em qualquer modalidade.


Instruções para preparação de resumos

  1. Os resumos poderão ser submetidos em português ou inglês.
  2. O Título deve refletir o trabalho a ser apresentado, e deverá ter no máximo 250 caracteres com espaços.
  3. O resumo não deve exceder a 2.500 caracteres (não inclui título, autoria e filiação). Os resumos que ultrapassarem esse limite ou que forem enviados em formato diferente do solicitado, serão automaticamente rejeitados pelo sistema
  4. A Instituição ou Instituições onde o trabalho foi realizado, assim como os nomes dos autores, NÃO devem ser mencionadas no corpo do texto.
  5. O resumo deverá ser objetivo e conciso, e necessariamente estruturado nas seções Introdução, Objetivos, Métodos, Resultados e Conclusão. Relatos de caso poderão ser estruturados em Introdução, Relato do(s) Caso(s) e Conclusão.
  6. Os resumos dos trabalhos deverão descrever adequadamente os objetivos e resultados, de modo que possa ser avaliada a qualidade, a originalidade e quão completo é o trabalho.
  7. Os resultados devem ser expostos de modo mais claro possível e as conclusões devem ser baseadas nos dados apresentados. Resultados baseados em afirmações como “resultados serão apresentados” e ou “dados serão analisados” não serão considerados.
  8. Não são permitidos no resumo: gráficos, tabelas, referências bibliográficas ou agradecimentos.  
  9. É recomendável, sempre que possível, a inclusão do tamanho amostral e dados quantitativos que permitam o entendimento do trabalho pelo leitor.
  10. É aconselhável o uso de abreviações padronizadas. Abreviações especiais, incomuns, devem ser escritas entre parênteses, após a palavra completa, desde a primeira vez que for mencionada e serem mantidas no menor número possível.
  11. O conteúdo do resumo deve estar relacionado à área informada (ver lista de temas).
  12. Relatos de casos sem clara originalidade e relevância que justifiquem sua apresentação não serão aceitos.
  13. Trabalhos de revisão da literatura não serão aceitos, exceto revisões sistemáticas ou meta-análises.
  14. As instruções se aplicam para os trabalhos enviados para a modalidade pôster.
  15. Nomes comerciais não são permitidos, apenas os nomes genéricos das drogas, escritos em letras minúsculas.
  16. Caso nenhum dos autores compareça ao evento, a apresentação será cancelada e não será emitido certificado.


Instruções para apresentação dos trabalhos aprovados - Apresentação Oral

Modalidade oral: categoria jovem investigador e apresentação oral

A exposição dos trabalhos selecionados para apresentação nestas categorias deverá ser realizada, impreterivelmente, em 10 minutos. Após apresentação os trabalhos terão 05 minutos para discussão.

O apresentador deve preparar sua apresentação utilizando slides (PowerPoint) e comparecer com antecedência de 1 hora ao Mídia Desk/ Sala VIP para salvar o arquivo no sistema.

Informações sobre dia e horário da apresentação estarão disponibilizados na área restrita do autor principal e previamente estipulados no programa científico do congresso.

Os trabalhos apresentados nestas categorias receberão Menção Honrosa.

 

Modalidade Oral: Sessão Comentada De Pôster

Para Sessão Comentada de Pôsteres,  serão selecionados, entre os trabalhos submetidos para apresentação no formato de e-pôster,  os  melhores trabalhos de acordo com critérios da comissão avaliadora, para apresentação oral. A exposição do  trabalho selecionado nesta categoria deverá ser realizada, impreterivelmente, 05 minutos seguida de 05 minutos para discussão.

Nesta categoria poderão ser incluídos trabalhos submetidos para apresentação oral, mas que não tenham sido selecionados e, portanto, serão apresentados no formato de pôster. Os trabalhos apresentados nesta categoria,  receberão Menção Honrosa.

 

 



Instruções para apresentação dos trabalhos aprovados - Pôster Eletrônico

Modalidade Pôster Eletrônico (E–Pôster) – Orientações e Normas para envio

Colocar o número do Pôster (Campo Código – cinco dígitos fornecido pela organização), de tamanho de fácil visualização, no canto superior ESQUERDO;

a)    Os trabalhos na modalidade Pôster deverão ser enviados eletronicamente (E-Poster), ou seja, não precisarão ser impressos;

b)    A opção para envio do E-Poster e modelo arquivo disponibilizado para download ficará disponível na área restrita do autor responsável pelo trabalho, através do menu MEUS TRABALHOS, em link específico.

 

Configuração da página no Power point:

1.            Arquivo desenvolvido em Power Point (.ppt, .pptx) ou outro programa similar, em um único slide e salvo em formato PPT, PPTX ou PDF;

2.            A apresentação poderá conter no máximo uma página (slide);

3.            Configuração de tamanho de página: 38,1 cm x 65,969 cm (largura x altura);

4.            Slide dimensionado para “Personalizar” orientação retrato;

5.            Orientação de página: retrato;

6.            Tipo de fonte e tamanho de letra: Arial ou Calibri, tamanho mínimo 24 para o título, 18 para conteúdos gerais e referências;

7.            Use o itálico somente para indicar termos em outros idiomas

8.            Para evitar cortes nos textos, é importante que as margens laterais utilizadas no modelo sejam respeitadas.

9.            Sugere-se que o banner eletrônico seja estruturado contemplando os seguintes subtítulos (quando aplicáveis):

o             Título

o             Autores e afiliações institucionais

o             Introdução e Objetivos

o             Metodologia

o             Resultados e Discussão

o             Conclusões

o             Referências (apenas as principais)

 

Os resumos de Pôster - Relatos de caso podem ser estruturados em:

o             Título

o             Autores e afiliações institucionais

o             Apresentação do Caso,

o             Discussão

o             Comentários Finais.

o             Referências (apenas as principais)

 

 

10.          O título do E-Poster deve ser idêntico ao do resumo. Abaixo do título deverá estar o nome dos autores e suas respectivas instituições. Quando houver mais de um autor, separá-los por ponto e vírgula.

11.          É permitida a utilização de imagens e gráficos estáticos.

12.          O modelo disponibilizado para download está configurado nas dimensões adequadas para os equipamentos que serão utilizados no evento. O conteúdo de texto, plano de fundo e os tópicos incluídos no modelo são apenas uma sugestão, podendo ser editados livremente, conforme a necessidade de cada autor.

 

  • Prazo de envio do e-pôster: a definir.
  • A entrega em prazo hábil e em formato adequado é de responsabilidade do autor que submeteu o resumo previamente pelo site (autor ou coautor). A organização do Congresso não se responsabiliza por trabalhos entregues fora do prazo estabelecido ou com problemas de formatação.
  • Para maiores esclarecimentos, contate a CCM CONGRESSES. Horário de funcionamento: de segunda à sexta-feira, das 8:00 – 18:00 (51-3086-9100) ou pelo Fale Conosco/HelpDesk.

 

 



Premiações

Prêmios  

  1. Jovem Cientista  (Clínico)
  2. Jovem Cientista  (Básico)
  3. Jovem Cientista  (Translacional)

​Estes trabalhos devem ser,  obrigatoriamente, apresentados pelo primeiro autor.

       4. Pôster  (Clínico)

       5. Pôster  (Básico) 

       6. Pôster  (Translacional)
 

Estes trabalhos devem ser,  obrigatoriamente, apresentados pelo primeiro autor.


Prêmio Jovem cientista

  1. O prêmio Jovem Cientista é um reconhecimento e incentivo do Departamento de Tireoide ao três jovens pesquisadores, que estejam se destacando no cenário nacional e desenvolvendo pesquisa de qualidade e com relevância na área de tireoide em instituições Brasileiras.
  2. O Prêmio será concedido ao melhor  trabalho, nas categorias Clínico, Básico e Translacional, apresentado na forma oral durante o XIX EBT 2020 e previamente selecionado entre os abstracts enviados a CC do  XIX EBT 2020, sendo eles: a) Jovem Cientista Clínico; b) Jovem Cientista Translacional e c) Jovem Cientista Básico
  3. O candidato é considerado elegível se tiver até 40 anos no dia da submissão do trabalho.
  4. O Prêmio consiste em Diploma e uma soma em dinheiro a ser definida pela Comissão Organizadora.
  5. O trabalho concorrente ao Prêmio deve ter sido realizado integralmente no Brasil.
  6. Somente o primeiro autor do trabalho poderá concorrer ao Prêmio.
  7. O trabalho deve ser, obrigatoriamente, apresentado pelo candidato ao Prêmio no congresso.
  8. Cada autor só poderá concorrer ao prêmio com um trabalho, o que não o exclui de participação em outros trabalhos como autor ou coautor.
  9. Não podem se candidatar aqueles que já ganharam este Prêmio Jovem Cientista no passado.
  10. Na ausência de trabalhos de qualidade e relevância científica, a CC, de acordo com seus critérios, poderá não conceder o Prêmio a nenhum dos candidatos.
  11. Os principais critérios de julgamento do resumo serão: Adequação do título, definição dos objetivos, originalidade, relevância do tema, adequação metodológica, relevância dos resultados e contribuição na área.
  12. Os critérios para julgamento dos trabalhos selecionados para apresentação oral serão: Pontuação no resumo, apresentação (clareza na apresentação e nas respostas e domínio do conteúdo demonstrado na apresentação e respostas), originalidade, relevância do trabalho e dos resultados, adequação metodológica (execução dos objetivos e obtenção dos resultados), coerência na conclusão (tema, titulo e resultados) e, tempo da apresentação.
  13. O julgamento dos trabalhos que concorrem ao prêmio Jovem Cientista será realizado por uma banca examinadora para cada uma das categorias (Básico, translacional e clínico), com pelo menos três (3) membros. Os avaliadores devem ser sócios ativos do Departamento de Tireoide, indicados pela CC. O presidente da CC do XVIII EBT coordenará os trabalhos. Nenhum dos membros da banca examinadora poderá ser autor, coautor ou estar diretamente ligado aos trabalhos finalistas.
  14. Nenhum dos membros da comissão avaliadora poderá ser autor, coautor ou estar diretamente ligado aos trabalhos finalistas.
  15. O candidato deverá indicar, no formulário de submissão do resumo, que deseja concorrer ao prêmio Jovem Cientista, e declarar que preenche os critérios acima descritos.

 

Menção Honrosa
A Menção consiste em Diploma

  1. Menção honrosa será concedida aos trabalhos selecionados para concorrer a jovem Cientista na área de tireoide (clínico, básico e translacional) que não receberem o prémio Jovem Investigador
  2. Menção honrosa será concedida aos melhores trabalhos selecionados para serem apresentados na Sessão Comentada de Pôsteres (clínico, básico e translacional).
  3. Para receber menção honrosa, serão selecionados somente trabalhos desenvolvidos por jovens pesquisadores em instituições Brasileiras.


Publicação

Os resumos aceitos serão apresentados sob a forma de comunicações orais ou pôsteres e publicados em volume suplementar dos Archives of Endocrinology & Metabolism, órgão oficial de divulgação da SBEM.

Para garantir sua participação na publicação da Revista, lembre-se de efetuar o pagamento da inscrição responsável pelo trabalho científico até o prazo determinado acima.



Certificados

Após o congresso, o certificado eletrônico do trabalho aprovado será disponibilizado ao autor responsável pela submissão do trabalho no site (mediante presença no evento). Para imprimir ou fazer o download do PDF, o congressista deverá acessar a área “Certificados”, localizada na página inicial do congresso, inserir o e-mail cadastrado e preencher a “Pesquisa de Satisfação”.

 

Importante: os certificados não são enviados diretamente para o e-mail do congressista.

 

  • Será emitido um certificado com o título do trabalho, a modalidade aprovada e o nome de todos os autores cadastrados no momento da submissão.
  • O segundo certificado emitido constará o título do trabalho, a modalidade aprovada e o nome do apresentador.
  • Pelo menos um dos autores deverá estar inscrito e comparecer ao evento para receber o certificado posteriormente.
  • Caso o autor responsável pela submissão do resumo não tenha comparecido ao evento, um dos coautores (que compareceu e expôs o trabalho) pode solicitar a transferência do certificado através do “Help Desk” do site do congresso. Importante: É necessário respeitar o limite máximo de trabalhos submetidos por inscrição informado acima, caso houver.

Convidados

Realização

Patrocínio

Gerenciamento
Agência de Turismo